SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Críticas de Skinner e Merleau-Ponty à causalidadeEmoções intergrupais, ameaças percebidas e hostilidade para com estrangeiros: comparando Brasil, Portugal e Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, José Victor De Oliveira; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; NEGREIROS, Fauston  e  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Adoção de crianças por casais homossexuais: as representações sociais. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 75-91. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-06Pt.

A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais da adoção por casais homoafetivos na realidade brasileira. Participaram 589 adultos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 69 anos (M= 27,43, DP= 9,0) de diferentes regiões do país. Utilizaram-se entrevistas estruturadas e questionários sociodemográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, que por sua vez apreendeu as representações sociais em classes de proximidade lexical. Os resultados apontaram, na Classificação Hierárquica Descendente, duas classes no corpus sobre adoção homoparental e cinco classes no corpus acerca do desenvolvimento infantil. Em sua maioria os resultados apontaram representações sociais positivas, sempre visando o melhor para o adotando como justificativa, por outro lado posicionamentos desfavoráveis encontrados refletem o receio da criança não conseguir lidar com o modelo familiar. Nesse sentido, acredita-se que as representações sociais acerca da adoção por casais homoafetivos documentadas neste estudo apontam conceitos que possam subsidiar medidas sociais que tragam ainda mais direitos para pessoas homossexuais.

Palavras-chave : Adoção; homoparentalidade; representações sociais; adultos brasileiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License