SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Rasgos de personalidad y lós patrones de sueño de comportamiento: diferencias entre hombres y mujeresLa psicoeducación del trastorno por déficit de atención/hiperactividad: qué, cómo ya quién informar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FERNANDES, Luana de Mendonça; LEME, Vanessa Barbosa Romera; ELIAS, Luciana Carla dos Santos  y  SOARES, Adriana Benevides. Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 215-228. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-09Pt.

A literatura tem indicado que o desenvolvimento socioemocional dos alunos pode ser associado a seu repertório de habilidades sociais e percepção de apoio social, enquanto a experiência de reprovação parece influenciar negativamente esse desenvolvimento e o desempenho escolar ao final do Ensino Fundamental (E.F.). Diante desse contexto, o presente estudo teve por objetivo testar um modelo de predição para o desempenho escolar, tendo como variáveis independentes as habilidades sociais, a percepção de apoio social da família, professores e pares e o histórico de reprovação dos estudantes. Participaram 311 alunos do 8º e 9º ano do E.F., provenientes de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Escala de Percepção de Apoio Social. O histórico de reprovação, as habilidades sociais e percepção de apoio social do professor predisseram o desempenho escolar dos alunos. A partir desses resultados, discute-se a importância dos recursos dos alunos e do seu contexto que poderão ser utilizados na escola através de programas de prevenção e promoção do bom desempenho escolar com os alunos, as famílias e os professores.

Palabras clave : Habilidades sociais; percepção de apoio social; desempenho escolar; reprovação; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License