SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Predictors of academic achievement at the end of middle school: history of repetition, social skills and social supportBiopsychosocial characteristics of accused child sex offenders in the intrafamilial and extrafamilial contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Psicoeducação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: o que, como e para quem informar?. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 243-261. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-10Pt.

O objetivo deste estudo foi caracterizar as publicações científicas sobre psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em oito bases de dados nacionais e internacionais. Utilizou-se a combinação das palavras-chave TDAH e psicoeducação. No total, foram encontrados 504 trabalhos completos, mas apenas 29 preencheram os critérios de inclusão para análise na íntegra. As informações foram organizadas nas categorias: conceito de psicoeducação, público-alvo, foco da psicoeducação do TDAH, variáveis relacionadas à psicoeducação do TDAH, e características das intervenções em psicoeducação do TDAH. Verificou-se que nem todas as publicações apresentam claramente o conceito de psicoeducação utilizado. Em geral, a psicoeducação tem sido destinada a familiares de pessoas com TDAH, e conduzida em formato de sessões grupais, palestras e manuais. A psicoeducação do TDAH contribui para maior conhecimento sobre o transtorno, adesão ao tratamento, qualidade de vida e menor intensidade dos sintomas do TDAH.

Keywords : Transtorno da falta de atenção com hiperatividade; psicoeducação; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License