SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Características biopsicosociales entre en los acusados de agresión sexual contra los niños /adolescentes en el contexto intra y extra familiarLa percepción del riesgo de la cirugía bariátrica en pacientes con distintas comorbilidades asociadas con la obesidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SAMPAIO, Débora da Silva; MAGALHAES, Andrea Seixas  y  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Pedras no caminho da adoção tardia: desafios para o vínculo parento-filial na percepção dos pais. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 311-324. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-12Pt.

O presente artigo é parte de pesquisa mais ampla sobre o vínculo parento-filial nas adoções tardias. Foram entrevistados 10 sujeitos independentes, 3 homens e 7 mulheres, que adotaram crianças maiores de dois anos e as entrevistas analisadas pelo método de análise de conteúdo. O objetivo deste estudo foi investigar a vivência do período de adaptação nas adoções tardias e a repercussão do histórico pregresso da criança na construção do vínculo parento-filial. Dentre as principais dificuldades relatadas durante esse período, ressaltam-se o comportamento agressivo da criança, as dificuldades com regras e autoridade, a falta de segurança jurídica, o atraso escolar e problemas quanto à adaptação à rotina familiar, todas relacionadas às vivências passadas para a criança. A forma como os pais acolheram as dificuldades, integrando passado e presente, de modo a reconstruir o ambiente familiar perdido, foi relatada como de extrema importância para a construção e manutenção do vínculo parento-filial.

Palabras clave : Adoção tardia; vínculo; parentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License