SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Pedras no caminho da adoção tardia: desafios para o vínculo parento-filial na percepção dos paisInfidelidade conjugal: a experiência de homens e mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHAKAROWSKI, Fabiana Brum; PADOIN, Alexandre Vontobel; MOTTIN, Cláudio Corá  e  CASTRO, Elisa Kern de. Percepção de risco da cirurgia bariátrica em pacientes com diferentes comorbidades associadas à obesidade. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 339-346. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-13Pt.

A etapa pré-operatória de cirúrgica bariátrica exige que paciente esteja informado sobre as comorbidades associadas à obesidade e dos riscos, benefícios e consequências da cirurgia. O estudo examinou a percepção de risco da cirurgia bariátrica em 128 pacientes, com diferentes comorbidades associadas (doenças cardíacas, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e dislipidemia) no pré-operatório de cirurgia bariátrica. A percepção de risco da cirurgia e das comorbidades associadas foram avaliadas através de um Questionário de Percepção de Risco. Os pacientes com diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono apresentaram avanço mais significativo, em relação as demais comorbidades, para a percepção de risco da cirurgia. Os resultados mostraram que as intervenções educativas expandem a percepção de risco da cirurgia, mas é independente o risco percebido entre as diferentes comorbidades dos pacientes obesos. O estudo aponta a possibilidade de identificar fatores preditivos do comportamento implícito relacionados com a percepção de risco para melhorar o resultado do tratamento a curto e longo prazo, nos pacientes cujas comorbidades são vistas como não oferecendo risco adicional à saúde.

Palavras-chave : Percepção de risco; obesidade; cirurgia bariátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License