SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Infidelidade conjugal: a experiência de homens e mulheresMemória de trabalho, velocidade de processamento e inteligência geral: possíveis modelos de relacionamento com a memória de trabalho visual e espacial usando a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZANINI, Daniela Sacramento; PEIXOTO, Evandro Morais  e  NAKANO, Tatiana de Cássia. Escala de apoio social (MOS-SSS): proposta de normatização com referência nos itens. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 387-399. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-15Pt.

A Escala de Apoio Social (MOS-SSS) visa avaliar em que medida a pessoa conta com o apoio de outras para enfrentar situações estressantes. É uma escala amplamente utilizada, contudo há uma escassez de estudos que avaliem suas normas interpretativas. O presente estudo visa estabelecer normas e pontos de corte para MOS-SSS. Participaram deste estudo 998 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 12 e 73 anos (M= 27,18, DP= 9,90), de diferentes estratos amostrais (61,7% estudantes universitários; 14,7% pacientes em tratamento para infertilidade; 10,1% pacientes em tratamento para transtorno alimentar e obesidade; 8,7% submetidos à cirurgia bariátrica; e 4,8% pacientes em tratamento para queimaduras). O modelo de créditos parciais foi empregado para estabelecimento de normas com referência nos itens, por meio do procedimento Mapa de item-pessoas. Foram estabelecidas as normas com base no procedimento de transformação da pontuação total em theta, o que possibilitará a aplicação prática dos resultados obtidos. Os dados obtidos servirão como como norma de referência para as pontuações obtidas em diferentes estudos para profissionais que utilizam esta escala.

Palavras-chave : Interação social; saúde; normas; teoria de resposta ao item; teste psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License