SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1The social support scale (MOS-SSS): standardizing with item referencesChildren with clinical psychological symptoms: the discriminant role of conjugality, coparenting and parenting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

INJOQUE-RICLE, Irene; BARREYRO, Juan Pablo; FORMOSO, Jesica  and  BURIN, Débora I.. Memória de trabalho, velocidade de processamento e inteligência geral: possíveis modelos de relacionamento com a memória de trabalho visual e espacial usando a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE). Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 413-427. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-16.

A memória de trabalho é um sistema de memória ativo ao serviço da realização de tarefas cognitivas complexas. Nas últimas décadas as pesquisas têm-se centrado em estudar a relação entre a memória de trabalho ou seus subsistemas e outras funções cognitivas, como a inteligência. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a memória de trabalho visuoespacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral, e o possível papel mediador destas variáveis. Por esta razão, foram feitos dois estudos. No primeiro desenhou-se e validou-se a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE) numa amostra de 212 estudantes universitários. No segundo estudo que envolveu 114 estudantes universitários analisou-se a relação entre a memória de trabalho visual e espacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral. Os resultados mostraram que a inteligência geral está diretamente associada com a velocidade de processamento e com a habilidade de manter a informação visual e espacial a curto prazo, e indiretamente pela habilidade de processar informação visual e espacial de maneira simultânea.

Keywords : Memória de trabalho visual e espacial; velocidade de processamento; inteligência geral.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License