SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Memória de trabalho, velocidade de processamento e inteligência geral: possíveis modelos de relacionamento com a memória de trabalho visual e espacial usando a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE)Representações sociais sobre o corpo e satisfação sexual de mulheres mastectomizadas e seus parceiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOSMANN, Clarisse; COSTA, Crístofer Batista da; SILVA, Allana Gessiele Mello da  e  LUZ, Susana Konig. Filhos com sintomas psicológicos clínicos: papel discriminante da conjugalidade, coparentalidade e parentalidade. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 429-442. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-17Pt.

Estudos indicam que a saúde mental dos filhos sofre reverberações positivas e negativas não somente da relação pais-filhos, mas também de aspectos da conjugalidade e da coparentalidade. Entretanto, a natureza e a magnitude dessas associações, quando analisadas em conjunto, ainda não foram suficientemente compreendidas, especialmente no contexto nacional. Nesse sentido, objetivou-se investigar em crianças e adolescentes com e sem sintomas psicológicos clínicos, qual o papel discriminante das variáveis da relação conjugal, coparental e parental de seus pais. A amostra foi composta por 200 participantes, com filhos de 4 a 18 anos, casados e coabitando com a prole. Através de análise estatística discriminante identificou-se as variáveis competição coparental, prática parental de intrusividade, exposição do filho ao conflito coparental e conflito conjugal como discriminante dos filhos com sintomas clínicos. Os resultados apontam que o subsistema coparental prepondera nesta relação, entretanto as três dimensões analisadas interagem de forma interdependente no ajustamento psicológico dos filhos.

Palavras-chave : Crianças; adolescentes; sintomas; relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License