SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Children with clinical psychological symptoms: the discriminant role of conjugality, coparenting and parentingAppropriation of experimental psychology by two jesuit authors in the first decades of the twentieth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

HIRSCHLE, Tamiris Molina Ramalho; MACIEL, Silvana Carneiro  and  AMORIM, Geane Karla de. Representações sociais sobre o corpo e satisfação sexual de mulheres mastectomizadas e seus parceiros. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 457-468. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-18Pt.

Mulheres que passam pelo procedimento da mastectomia e seus parceiros se deparam com o corpo transformado que remete a diversas implicações incluindo a satisfação sexual. Este trabalho objetiva compreender as representações sociais acerca do corpo da mulher e do corpo mastectomizado e o nível de satisfação sexual dos casais. Participaram do estudo 10 díades (mulheres mastectomizadas e seus parceiros) e utilizou-se como instrumento uma escala de satisfação sexual e a Técnica de Associação Livre de Palavras com os estímulos corpo da mulher e corpo da mulher mastectomizada. Observou-se que o corpo mastectomizado possuiu mais representações negativas vinculadas à aparência da mama, impactando no nível de satisfação sexual do casal, onde se constatou que este diminui após a mastectomia, interferindo na autoimagem e na vida conjugal. Destaca-se a necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas para essa população visando a cirurgias reparadoras e ao trabalho com as representações sociais visando redimensionamento da sexualização das mamas impactando na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e de seus parceiros.

Keywords : Representações sociais; mulheres mastectomizadas; satisfação sexual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License