SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Representações sociais sobre o corpo e satisfação sexual de mulheres mastectomizadas e seus parceirosResultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MASSIMI, Marina. Apropriações da psicologia experimental por dois autores jesuítas nas primeiras décadas do século XX. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 481-494. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-19Pt.

Esta pesquisa histórica analisa a modalidade de apropriação da psicologia experimental por dois autores da Companhia de Jesus - J. Fröbes e J. Lindworsky - nas primeiras décadas do século XX. Os dois pesquisadores escreveram várias obras sobre a ciência psicológica, seus objetos e métodos. Alguns desses textos são manuais didáticos, voltados para a difusão da área, inclusive no âmbito da Companhia. Através de uma análise dos referidos textos, observa-se uma evidente abertura para os novos métodos de conhecimento proporcionados pela ciência experimental; e, ao mesmo tempo, o esforço de preservar e assinalar a importância de conceitos derivados da psicologia filosófica tradicional. Desse modo, os dois autores jesuítas procuravam verificar a pertinência de aspetos das doutrinas tradicionais através dos novos métodos experimentais; bem como assinalar a relevância para a psicologia experimental, de processos psíquicos especialmente significativos do ponto de vista da antropologia jesuítica. Busca-se assim compatibilizar aspectos antigos e modernos, conforme uma modalidade de apropriação presente no universo intelectual da Companhia de Jesus, desde sua fundação.

Palavras-chave : Josef Fröbes; Johannes Lindworsky; jesuítas e psicologia experimental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License