SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Apropriações da psicologia experimental por dois autores jesuítas nas primeiras décadas do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Jorge Luiz da et al. Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 509-522. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.1-20Pt.

O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.

Palavras-chave : Bullying; habilidades sociais; intervenção; metanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License