SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Para (re)colocar um problema: a militância em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

QUELUZ, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues; BARHAM, Elizabeth Joan; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Inventário de habilidades sociais para cuidadores familiares de idosos (IHS-CI): relações com indicadores de bem-estar psicológico. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 537-549. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-01Pt.

Exercer a tarefa de cuidar de um idoso dependente pode gerar estresse e sobrecarga. Neste contexto, um repertório bem desenvolvido em habilidades sociais pode melhorar as relações interpessoais, tendo como consequência melhor bem-estar psicológico. O Inventário de Habilidades Sociais para Cuida dores Familiares de Idosos (IHS-CI) foi elaborado para avaliar intervenções que visem aprimorar às habilidades sociais de cuidadores. Evidências da validade interna do IHS-CI são positivas. No presente estudo, o objetivo foi analisar evidências de validade de construto mediante a verificação de validade convergente do IHS-CI, baseada nas relações com outras variáveis: qualidade de vida, qualidade da relação diádica, percepções de sobrecarga e sintomas depressivos. Participaram do estudo 205 cuidadores familiares de idosos, com idade média de 51 anos (DP = 14), com diferentes níveis socioeconômicos e de escolaridade, que responderam ao IHS-CI, à Dyadic Relationship Scale (com duas subescalas, Conflitos e Interação Positiva), ao Inventário de Depressão de Beck e à Escala de Qualidade de Vida de Novelli. O IHS-CI se mostrou positivamente correlacionado com qualidade de vida e com a subescala de Interação Positiva e negativamente com sobrecarga, sintomas depressivos e conflitos. Estas evidências apontam para a validade de construto do IHS-CI, mas evidências adicionais de validade ainda são necessárias.

Palavras-chave : Cuidadores; idosos; habilidades sociais; avaliação psicológica; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License