SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2(Re)framing a problem: militancy in questionExperiences of environmental leadership by young people: implications for the constitution of the ethical-political subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

KLEIN, Camila; KUHNEN, Ariane; FELIPPE, Maíra Longhinotti  and  SILVEIRA, Bertiele Barboza. Centrado no lugar ou na pessoa? Considerações acerca de foco no mapeamento comportamental. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 593-604. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-03Pt.

Este trabalho debateu a técnica do Mapeamento Comportamental (MC), tecendo uma reflexão acerca dos objetivos de sua aplicação em função da nomenclatura que recebem. Para tal, apresenta uma revisão de estudos empíricos realizados entre 2005 e 2015. Por meio de análise de juízes, os 14 estudos que compuseram a revisão foram examinados de acordo com os seguintes quesitos: departamentos de origem do estudo, referenciais teóricos utilizados, pergunta ou tema de pesquisa, conteúdo da discussão e conteúdo das considerações finais. A partir disso, os juízes definiram a ênfase dos artigos, se na pessoa ou no ambiente, bem como avaliaram o desenho de MC desenvolvido face aos objetivos. Discutiu-se o tipo da nomenclatura empregada, tendo em vista que os estudos internacionais fazem uso da expressão "mapeamento comportamental" e não utilizam os complementos "centrado no lugar" ou "centrado na pessoa" encontrados na literatura nacional. Os estudos internacionais preocupam-se em delinear o problema de pesquisa, e o instrumento é construído a partir das hipóteses ou objetivos, assumindo variados desenhos e modos de aplicação. Finalmente, propôs-se a adoção da nomenclatura "mapeamento comportamental" já que esta demonstra-se suficiente e ampla, de modo que permite a criação de desenhos de instrumento adaptados às demandas da pesquisa.

Keywords : Mapeamento comportamental; método observacional; estudos pessoa-ambiente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License