SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Centrado no lugar ou na pessoa? Considerações acerca de foco no mapeamento comportamentalMasculinidades em trânsito: processos identitários de motoboys em Belo Horizonte - MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Iolete Ribeiro da et al. Vivências de protagonismo socioambiental por jovens: implicações na constituição do sujeito ético-político. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 617-621. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-04Pt.

Este artigo apresenta um estudo acerca de vivências de protagonismo juvenil por jovens que atuam em um coletivo socioambiental. Configurou-se numa pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram três integrantes de um coletivo jovem de ações socioambientais. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal e analisados por intermédio da análise construtiva-interpretativa. O estudo se desenvolve em torno dos conceitos teóricos de protagonismo juvenil e socioambiental, de vivência e de sujeito ético-político. Os resultados indicam que as vivências de protagonismo juvenil pelos jovens são produto e produtoras de novas relações entre si e com os outros seja por meio de transformação pessoal, pela promoção de autonomia coletiva, pela possibilidade de organização sociopolítica e pela ampliação do compromisso coletivo político. As conclusões indicam que vivenciar as atividades socioambientais possibilitou aos jovens o fortalecimento do compromisso social e político, além da conscientização enquanto agentes transformadores da sua realidade, de si e do outro, com relação aos cuidados com o meio ambiente. Demonstrando, desta maneira, uma preocupação solidária, balizada numa conduta ético-política.

Palavras-chave : Jovens; meio ambiente; sujeito ético-político; Educação ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License