SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Experiencias de liderazgo ambiental por los jóvenes: implicaciones para la constitución del sujeto ético-políticoIgualación de identidad y TEA: efecto de pares de estímulos idénticos como consecuencias para la igualación correcta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MIRANDA, Gregório Ribeiro de  y  NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do. Masculinidades em trânsito: processos identitários de motoboys em Belo Horizonte - MG. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 637-651. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-05Pt.

Os motoboys têm participação significativa na elevação das taxas de acidente e mortalidade no trânsito e compartilham do perfil geral de motociclistas no país: são homens de baixa renda. O presente trabalho, baseado na Teoria da Identidade Social, teve como objetivo identificar e analisar como motoboys de Belo Horizonte/MG concebem diferentes versões de masculinidade e que relações essas podem manter com a forma como se veem, se sentem e se comportam como motociclistas. Para tanto, realizou-se dez entrevistas semiestruturadas com motoboys moradores de Belo Horizonte, que foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os entrevistados demonstraram compartilhar de um ideal permeado por valores masculinos: um sujeito competente, responsável, heterossexual, ousado, destemido, independente e dominante. Apesar de reconhecerem conviver com muitos riscos no trânsito, os entrevistados em grande medida se julgam invulneráveis a eles. O bom motoqueiro não é apenas um bom condutor e bom trabalhador, é um homem excepcional.

Palabras clave : Masculinidade; identidade social; motoboys.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License