SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Masculinidades em trânsito: processos identitários de motoboys em Belo Horizonte - MGEstruturas de interação na psicoterapia psicodinâmica de uma menina com transtorno de adaptação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CRUZ, Kelvis Rodrigo Sampaio da  e  MELO, Raquel Maria de. Emparelhamento por identidade e TEA: efeito de pares de estímulos idênticos como consequência de pareamentos corretos. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 669-685. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-06Pt.

Em uma replicação parcial do estudo de Gomes (2011), foi avaliado o efeito da apresentação de pares de estímulos idênticos após pareamentos corretos em tarefas de emparelhamento Típico e Multimodelo. Participaram do estudo 24 indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), divididos em duas condições, com três blocos de tentativas cada: Típico, Multimodelo e os dois tipos misturados. A ordem de exposição foi contrabalanceada entre os participantes de uma mesma condição. Os dois primeiros blocos continham tentativas de treino e de teste e o terceiro bloco apenas tentativas de teste. Na Condição 1, a cada pareamento correto o estímulo modelo era removido da tela e na Condição 2 era apresentado um estímulo composto com dois elementos iguais. Os resultados mostraram que, independentemente da condição e da ordem de exposição as tarefas, as porcentagens de acerto foram iguais ou maiores nas tentativas de teste de Emparelhamento Típico. Na Condição 2, os escores foram superiores aos da Condição 1. Para indivíduos com TEA, o controle pela relação de identidade pode ser afetado pela organização visual das tarefas e por outras variáveis de procedimento tais como as consequências para os pareamentos, a topografia da resposta (clicar ou arrastar), e o critério nos treinos.

Palavras-chave : Emparelhamento de identidade; emparelhamento multimodelo; relações condicionais; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License