SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Igualación de identidad y TEA: efecto de pares de estímulos idénticos como consecuencias para la igualación correctaInforme de una experiencia de intervención desde la perspectiva de la teoría cognitiva social de carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SCHMIDT, Fernanda Munhoz Driemeier; GASTAUD, Marina Bento  y  RAMIRES, Vera Regina Rohnelt. Estruturas de interação na psicoterapia psicodinâmica de uma menina com transtorno de adaptação. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 703-718. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-07Pt.

A literatura científica aponta a necessidade de estudos com foco no processo e nos resultados da psicoterapia psicodinâmica de crianças. Além disso, o relacionamento e as estruturas de interação entre terapeuta e paciente têm sido enfatizadas como importante fator de mudança terapêutica. O objetivo desse estudo foi analisar as estruturas de interação na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno de adaptação. Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal, baseado no procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes foram uma menina de oito anos e sua terapeuta. As 40 sessões de psicoterapia foram analisadas através do Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Foram identificadas cinco estruturas de interação, com base na análise fatorial de componentes principais com rotação Varimax. Elas descrevem diferentes padrões de interação, com utilização de abordagens suportivas, diretivas e interpretativas. A importância das estruturas de interação como vetor de mudança, variáveis do terapeuta e uma tendência de abordagens integrativas na psicoterapia de crianças foram discutidas.

Palabras clave : Psicoterapia de crianças; estudo de caso único; pesquisa de processo; estruturas de interação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License