SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Report on an intervention experiment from the perspective of social cognitive career theoryPsychological distress experienced by nurses who work with patients in death process: a clinical-qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SANTOS, Rosemary Conceição dos; SANTOS, João Camilo dos  and  SILVA, José Aparecido da. Psicologia da literatura e psicologia na literatura. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 767-780. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-09Pt.

Este trabalho efetua a leitura da relação temática que se estabelece entre Psicologia e Literatura em duas perspectivas: através das considerações estabelecidas nos Estudos Literários por René Wellek e Austin Warren (Psicologia da Literatura) e nos Estudos Psicológicos por Dante Moreira Leite (Psicologia na Literatura). Na primeira, ocupa-se do estudo psicológico do escritor como tipo ou indivíduo e dos tipos e das leis presentes em obras literárias; na segunda, da Psicologia como perspectiva para a recepção da Literatura, do processo criador, da análise psicológica do texto e das relações do leitor com seu público. O artigo apresenta os resultados parciais obtidos com o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica necessária ao curso denominado Psicologia da Literatura e Psicologia na Literatura, ministrado na 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Aracaju (Sergipe), em 2013. Apresenta, também, a esquematização detalhada do processo de leitura observada no processo de recepção textual e na interação organismo-ambiente.

Keywords : Psicologia e Literatura; interdisciplinaridade; perspectiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License