SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Angústias psicológicas vivenciadas por enfermeiros no trabalho com pacientes em processo de morte: estudo clínico-qualitativoUm programa de intervenção para transtorno de ansiedade social com o uso da realidade virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CAGNIN, Simone  e  LEME, Maria Isabel da Silva. Efeitos de conteúdos apreciativos e depreciativos de premissas no raciocínio dedutivo de estudantes de psicologia. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 819-834. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-11Pt.

Estudos recentes na Psicologia Cognitiva apresentam evidências da influência dos conteúdos afetivos contidos em enunciados de problemas no desempenho em tarefas de raciocínio dedutivo. Este estudo investiga a influência de conteúdos valorativos relacionados à formação e à atuação profissional dos psicólogos no desempenho de estudantes de Psicologia em tarefas que envolvem silogismos categóricos. Visa ainda investigar se a integração acadêmica desses estudantes, avaliada através do "Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido" (QVA-r), teve relação com a sensibilidade a estes conteúdos nas tarefas lógicas. Participaram da pesquisa 480 estudantes de cursos de Psicologia de universidades públicas brasileiras, sendo estes divididos, aleatoriamente, em três condições de conteúdo valorativo: neutro, apreciativo e depreciativo. Os resultados obtidos sugerem um efeito negativo dos conteúdos depreciativos no desempenho das estudantes do sexo feminino. Não foram encontradas relações relevantes entre as dimensões da integração acadêmica (pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional) e o número de respostas válidas nos silogismos, o que aponta para um efeito per se desses conteúdos. Acredita-se que os resultados possam ter relevância para o contexto acadêmico, pois as situações-problema vivenciadas pelos alunos na universidade podem revestir-se de conteúdos valorativos que podem ter influência no raciocínio dedutivo, bem como em outros processos de diferentes naturezas.

Palavras-chave : Raciocínio; resolução de problemas; conteúdos afetivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License