SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Paradigma biomédico x psicosocial: ¿dónde están ancladas las representaciones sociales acerca del sufrimiento psíquico?Creatividad y multiculturalismo: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid; CID, Maria Fernanda Barboza; SANTANA, Lenise Moraes  y  RENO, Suzana Rodrigues. Concepções de profissionais de saúde mental acerca de atividades terapêuticas em CAPS. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 911-926. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-14Pt.

Trata-se de pesquisa qualitativa de delineamento exploratório sobre as concepções de profissionais de saúde mental acerca da utilização de atividades terapêuticas em suas práticas em centros de atenção psicossocial (CAPS). Compreender os saberes que subjetivam a utilização da atividade terapêutica tem importância primordial na avaliação dos serviços e na construção de novos modelos de produção de atenção e cuidado em saúde mental. Foram realizados três grupos focais com profissionais de três CAPS de cidade de região sudeste do país. A análise dos dados foi feita através análise de conteúdo de modalidade temática. A análise articulada com o referencial teórico concernente ao paradigma das práticas em saúde mental apontou que os profissionais reconhecem as atividades realizadas em uma clínica descentrada do sintoma e da medicalização do transtorno mental, como forma de acolhimento, centrada no processo terapêutico, porém com poucas menções às ações concretas no território e integração comunitária das pessoas com transtorno mental.

Palabras clave : Atividade terapêutica; desinstitucionalização; produção de cuidado em saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License