SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Criatividade e multiculturalismo: revisão de literaturaA Inclusão no trabalho sob a perspectiva das pessoas com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HORA, Gabriela Pereira Rangel; RIBAS JUNIOR, Rodolfo  e  SOUZA, Marcos Aguiar de. Estado da arte das medidas em satisfação no trabalho: uma revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 971-986. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-16Pt.

Satisfação no trabalho é uma variável psicológica que vem sendo estudada na ciência organizacional contemporânea por sua relação com uma série de variáveis como performance, turnover, comprometimento organizacional e resiliência. Um problema encontrado na literatura científica é a ausência de uniformidade no uso de medidas que quantifiquem a satisfação laboral. Com o objetivo de identificar o estado da arte de instrumentos que avaliem a satisfação no trabalho no mundo, na América Latina e no Brasil, uma revisão sistemática nas bases Web of Knowledge, Scopus e SciELO foi conduzida. Os resultados geraram um montante de 357 artigos que, após aplicados critérios de exclusão, foram reduzidos a 154. Ao todo foram encontradas 62 escalas diferentes usadas em 42 países distintos em todo mundo. Em relação aos resultados globais, duas escalas foram identificadas como as mais utilizadas nos estudos internacionais, bem como em relação aos estudos realizados na América Latina. Já no Brasil, apenas uma escala pode ser considerada.

Palavras-chave : Satisfação; trabalho; psicologia; instrumentos; medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License