SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2La inclusión en el trabajo desde la perspectiva de las personas con discapacidad intelectualEl modelo transteórico para ayudar adolescentes con sobrepeso y obesidad a cambiar su estilo de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

OLIVEIRA, Áurea de Fátima; GOMIDE JUNIOR, Sinésio; POLI, Bânia Vieira dos Santos  y  OLIVEIRA-SILVA, Lígia Carolina. Análise dos fatores organizacionais determinantes da intenção de rotatividade. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 1031-1042. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-18Pt.

Este estudo teve por objetivo investigar o papel mediador da confiança organizacional na relação entre percepção de suporte organizacional, percepção das políticas e práticas de gestão de pessoas e intenção de rotatividade. A amostra foi composta por 250 trabalhadores, predominando participantes do gênero feminino (60,8%) com idade média de 28 anos e tempo médio de trabalho de 2,8 anos. A maioria estava empregada em organizações privadas (89,25%) e possuía curso superior incompleto (60,4%). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e análise de caminhos - path analysis (Modelagem por Equações Estruturais), de forma a aferir as relações de mediação e efeitos indiretos entre as variáveis, analisando quais representam preditores diretos ou indiretos da intenção de rotatividade. Os resultados indicaram que o modelo proposto foi parcialmente corroborado, uma vez que as relações de mediação foram apenas parciais e os efeitos indiretos não foram significativos. Sugere-se a realização de estudos com outras amostras assim como a inclusão de outras variáveis nos modelos de investigação.

Palabras clave : Intenção de rotatividade; percepção de suporte organizacional; políticas de gestão de pessoas; confiança organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License