SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Análise dos fatores organizacionais determinantes da intenção de rotatividadeAtuação dos profissionais de psicologia nos CRAS do interior da Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BOFF, Raquel de Melo et al. O modelo transteórico para auxiliar adolescentes obesos a modificar estilo de vida. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 1055-1067. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.2-19Pt.

O número de adolescentes com sobrepeso e obesidade quadriplicou nos últimos trinta anos, gerando possível redução na sobrevida. O tratamento não medicamentoso está relacionado à mudança de estilo de vida, visando a redução de peso. O presente relato de experiência visa descrever uma intervenção interdisciplinar grupal baseada no Modelo Transteórico de Mudança (MTT) para motivar adolescentes com sobrepeso e obesidade a modificar o estilo de vida, avaliar a motivação para a modificação de diferentes comportamentos relacionados à saúde, e explanar estratégias que facilitam a evolução nos estágios de mudança. Participaram deste estudo 13 jovens, com idade média de 16,32 anos (DP = 1,21), sendo cinco do sexo masculino e oito do feminino. Este relato procura apresentar a forma que os processos de mudança podem contribuir no aumento da motivação para mudança do estilo de vida. Ao final da intervenção o grupo apresentou aumento na motivação para praticar exercício físico e regular hábitos alimentares, e perda média de peso.

Palavras-chave : Obesidade; adolescente; controle de peso; modificação do comportamento; pesquisa interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License