SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Aquisição de repertório intraverbal via instrução baseada em equivalência em crianças com TEA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACEDO, João Paulo et al. Apoio social, transtorno mental comum e uso abusivo de álcool em assentamentos rurais. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1123-1137. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-01Pt.

A população rural brasileira sofre com inúmeras situações de vulnerabilidade, convive com precárias condições de vida e dificuldades de acesso à saúde. Objetivamos investigar as condições de vida e formas de apoio social em assentamentos de reforma agrária no Piauí frente aos casos de Transtorno Mental Comum (TMC) e de uso abusivo de álcool. Para isso, realizou-se um estudo de corte transversal em dois assentamentos: Santo Antônio (n = 1.060) e Canárias (n = 432), totalizando 1.492 participantes. Foram utilizados questionário sócio demográfico; Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e Escala Medical Outcomes Study (MOS). Dentre os participantes que atenderam aos critérios de inclusão/exclusão para aplicação dos instrumentos (n = 762), identificou-se 160 (21%) casos de TMC nos dois assentamentos, com maior prevalência entre as mulheres e em moradores acima de 30 anos; e 89 (11,6%) casos com consumo de risco, uso nocivo e dependente de álcool. Quanto ao apoio social, os moradores o consideram insuficiente e pouco presente no dia a dia. A percepção de fragilidade de suporte nas cinco dimensões avaliadas (material, informação, afetivo, emocional e interação social positiva) está associada aos problemas de infraestrutura, de condições materiais de vida e apresenta diferenças importantes entre homens e mulheres.

Palavras-chave : Apoio social; transtornos mentais comuns; álcool; população rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License