SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Aquisição de repertório intraverbal via instrução baseada em equivalência em crianças com TEAAtributos desejáveis de parceiro ideal: podem variar segundo o sexo e o lugar de residência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra; PERALLIS, Claudya  e  NUNES, Patricia. Problemas de comportamento, competência social e desempenho acadêmico: um estudo comparativo de crianças no ambiente escolar e familiar. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1189-1204. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-03Pt.

O estudo simultâneo sobre comportamentos infantis em ambiente familiar e escolar, pode ser relevante para a prevenção de problemas de comportamento. O objetivo do presente artigo é descrever e comparar a frequência de problemas de comportamento, competência social e desempenho acadêmico em crianças com problemas apenas na escola, apenas na família ou em ambos os ambientes. Participaram deste estudo professoras e mães/pais/cuidadores de 77 crianças com problemas de comportamento (pré-escolares, escolares, meninos e meninas). Os instrumentos utilizados foram: CBCL Child Behavior Checklist e TRF Teachers Report Form. Os resultados indicaram maior frequência de problemas de comportamento e baixo desempenho acadêmico/social, em crianças que apresentavam problemas nos dois ambientes, em comparação com só no ambiente familiar ou escolar. Professores identificaram mais problemas de internalização no grupo com problemas em ambos ambientes e de externalização no grupo com problemas apenas na escola. Familiares identificaram mais problemas de internalização quando crianças apresentavam problemas apenas na família e de internalização/externalização quando em ambos os ambientes. Conclui-se que crianças que apresentavam problemas nos dois contextos tinham menos competência social e acadêmica.

Palavras-chave : Problemas de comportamento; competência social; competência acadêmica; família; escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License