SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Problemas de comportamento, competência social e desempenho acadêmico: um estudo comparativo de crianças no ambiente escolar e familiarResolução de problemas aritméticos, velocidade de processamento e memória de trabalho em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GONCALVES, Marina Pereira et al. Atributos desejáveis de parceiro ideal: podem variar segundo o sexo e o lugar de residência?. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1221-1234. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-04Pt.

Compreender a escolha por parceiros amorosos é relevante no sentido de minimizar possíveis problemas decorrentes de relacionamentos conflituosos. Este estudo objetivou conhecer em que medida a preferência por atributos desejáveis de um parceiro ideal varia segundo o sexo e o local de residência das pessoas. Participaram do estudo 3.124 indivíduos residentes em capitais (n = 1.583) ou cidades do interior (n = 1.541) dos nove estados do Nordeste brasileiro, com idade média de 23,6 anos (dp = 6,72), sendo 63,6% do sexo feminino. Estes responderam a Escala de Atributos Desejáveis do Parceiro Ideal e perguntas demográficas. Os resultados (Manova) mostraram diferenças nos atributos desejáveis de um parceiro ideal segundo o sexo: os homens deram maior importância ao componente atlética, enquanto as mulheres pontuaram mais alto no componente realizada. Observou-se ainda efeito do lugar de residência, onde os homens residentes no interior apresentaram maior média no atributo tradicional, ao passo que as mulheres residindo nesta localidade deram mais importância ao atributo realizada. Concluiu-se que o lugar de residência e, sobretudo, o sexo foram importantes para explicar as variações na preferência por atributos de um parceiro ideal, na direção prevista na literatura.

Palavras-chave : Atributos desejáveis; parceiro ideal; sexo; lugar de residência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License