SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Desirable attributes in the ideal partner: can they vary according to gender and place of residence?Dynamic visual acuity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FORMOSO, Jesica; JACUBOVICH, Silvia; INJOQUE-RICLE, Irene  and  BARREYRO, Juan Pablo. Resolução de problemas aritméticos, velocidade de processamento e memória de trabalho em crianças. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1249-1266. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-05En.

A presente pesquisa procurou estudar o desempenho das crianças na resolução de problemas aritméticos ao analisar à estratégia, o tipo de operação e a idade. Também se analisou possíveis relações entre a resolução de adições e subtrações, a velocidade de processamento e a memória de trabalho. Quatro testes foram administrados a 233 crianças de 4, 5 e 6 anos: (a) Um de problema aritmético, (b) A tarefa de blocos de Corsi, (c) A retenção de dígitos, (d) Uma tarefa de tempo de reação. Os resultados mostraram um aumento significativo na precisão para resolver problemas de aritmética entre 4 e 6 anos. Aos 4 anos a estratégia mais eficaz foi o uso dos recursos visuais, e aos 5 e 6 anos foram mais eficazes a contagem com os dedos e o cálculo mental. As pontuações nos problemas aritméticos associaram-se com a capacidade de memória de trabalho verbal e viso-espacial. No caso das crianças que usaram recursos visuais ou a contagem com os dedos para resolver operações, o componente da memória de trabalho que significativamente previu o seu desempenho foi o viso-espacial. Enquanto as crianças que fizeram uso do cálculo mental, os dois componentes da memória de trabalho previram o seu desempenho.

Keywords : Problemas aritméticos; memória de trabalho; velocidade de processamento; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License