SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Resolução de problemas aritméticos, velocidade de processamento e memória de trabalho em criançasAdaptação transcultural e estrutura fatorial da versão brasileira da escala Right-Wing Authoritarianism índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

QUEVEDO, Lluïsa; AZNAR-CASANOVA, J. Antonio  e  SILVA, José Aparecido da. Acuidade visual dinâmica. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1267-1281. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-06Es.

Apresentamos uma revisão do tema referente a habilidade visual para discriminar sutís detalhes diante de objetos em movimento (AVD: Acuidade Visual Dinâmica), mostrando as diferenças mais relevantes, que foram atribuídas a esta capacidade visual em comparação com a AVE (AV estática). Atualmente sabemos que a correlação entre AVE e AVD é baixa. Sendo assim, ao medir a AVD não somente avaliamos a mínima separação espacial que o sistema visual pode resolver, também avaliamos a funcionalidade do sistema oculomotor. Desse modo, para avaliar a AVD requer medir a capacidade do olho como buscador ativo de informação. Hoje sabemos que a AVD é um dos melhores indicadores de êxito em certas especialidades desportivas (tênis de mesa, baseball, etc.) e que se correlaciona negativamente com sinistralidade nos acidentes de trânsito. Entre os fatores investigados que produzem una redução significativa da resolução espacial dinâmica destacam: (a) a velocidade do estímulo, que afeta tanto as trajetórias verticais como horizontais; (b) o tempo de exposição do estímulo; (c) a iluminação ambiental; (d) a diminuição do contraste e (e) a idade do sujeito. Por outro lado, verificou-se que esta capacidade visual é suscetível a melhorar com treinamento.

Palavras-chave : Acuidade visual estática; acuidade visual dinámica; habilidades visuais; percepção do movimiento; Psicofísica visual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License