SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Agudeza visual dinámicaEvidencias de validez de un índice de psicopatía a partir del Big Five Inventory índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

VILANOVA, Felipe; SOUSA, Diogo Araújo De; KOLLER, Silvia Helena  y  COSTA, Angelo Brandelli. Adaptação transcultural e estrutura fatorial da versão brasileira da escala Right-Wing Authoritarianism. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1299-1316. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-07Pt.

A escala mais utilizada para avaliar autoritarismo é a Escala de Autoritarismo de Direita (EAD) originalmente denominada Right-Wing Authoritarianism (RWA). Ela avalia autoritarismo decorrente de crenças associadas à direita política, correlacionando-se com construtos como homofobia, oposição a direitos civis de transexuais, conformidade social e autodeclaração como partidário da direita política. Embora já tenha sido utilizada em contexto nacional assistematicamente, não foram feitos estudos de adaptação para o Brasil. O presente estudo buscou adaptar a EAD para a língua portuguesa e analisar suas propriedades psicométricas no contexto brasileiro através de análise fatorial exploratória. A versão adaptada da EAD apresentou estrutura de quatro fatores com bons índices de consistência interna: Autoritarismo (α = 0,936), Constestação à Autoridade (α = 0,858), Tradicionalismo (α = 0,871) e Submissão à Autoridade (α = 0,897). A medida também apresentou validade de critério entre grupos, bem como validade convergente e divergente. Por fim, conclui-se que ela é válida e confiável para investigação de autoritarismo na população brasileira.

Palabras clave : Autoritarismo; RWA; Right-Wing Authoritarianism; adaptação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License