SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Cross-cultural adaptation and factor structure of the brazilian version of the Right-Wing AuthoritarianismMotivation for change in substances use among drug users referred by the justice system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SIMOES, Natália Costa  and  HAUCK FILHO, Nelson. Evidências de validade de um índice de psicopatia a partir do Big Five Inventory. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1335-1347. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-08Pt.

Uma alternativa à avaliação direta via autorrelato de traços indesejáveis socialmente é o prototypal matching, que consiste em calcular um índice de um dado traço a partir de inventários de domínios amplos da personalidade. No presente estudo, testou-se a validade de um índice de psicopatia derivado de um perfil prototípico elaborado a partir dos itens do Big Five Inventory. Participaram do estudo 449 universitários, de três estados brasileiros, que responderam ao Big Five Inventory e a dois instrumentos avaliativos da tríade sombria da personalidade, Short Dark Triad e Dirty Dozen. Foram observadas correlações positivas e moderadas entre o índice e os escores na tríade sombria da personalidade, ocorrendo as correlações mais altas para os fatores de psicopatia de cada instrumento, como hipotetizado. Essas correlações se mostraram ainda mais expressivas quando controlado o efeito do viés da aquiescência. Os achados sugerem que o índice possibilita uma avaliação encoberta de traços de psicopatia.

Keywords : Avaliação psicológica; personalidade; Psicometria; psicopatia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License