SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Adaptação transcultural e estrutura fatorial da versão brasileira da escala Right-Wing AuthoritarianismMotivação para mudança no uso de substâncias entre usuários de drogas encaminhados pela justiça índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SIMOES, Natália Costa  e  HAUCK FILHO, Nelson. Evidências de validade de um índice de psicopatia a partir do Big Five Inventory. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1335-1347. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-08Pt.

Uma alternativa à avaliação direta via autorrelato de traços indesejáveis socialmente é o prototypal matching, que consiste em calcular um índice de um dado traço a partir de inventários de domínios amplos da personalidade. No presente estudo, testou-se a validade de um índice de psicopatia derivado de um perfil prototípico elaborado a partir dos itens do Big Five Inventory. Participaram do estudo 449 universitários, de três estados brasileiros, que responderam ao Big Five Inventory e a dois instrumentos avaliativos da tríade sombria da personalidade, Short Dark Triad e Dirty Dozen. Foram observadas correlações positivas e moderadas entre o índice e os escores na tríade sombria da personalidade, ocorrendo as correlações mais altas para os fatores de psicopatia de cada instrumento, como hipotetizado. Essas correlações se mostraram ainda mais expressivas quando controlado o efeito do viés da aquiescência. Os achados sugerem que o índice possibilita uma avaliação encoberta de traços de psicopatia.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; personalidade; Psicometria; psicopatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License