SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Intervenções do terapeuta psicanalítico no processo psicoterapêutico de uma paciente com transtorno de personalidade borderlinePropriedades psicométricas do inventário de funcionamento psicológico positivo: versões breve e abrangente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NASCIMENTO, Geysa Cristina Marcelino  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A Revelação da homossexualidade na família: revisão integrativa da literatura científica. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1527-1541. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-14Pt.

A revelação da homossexualidade (coming out) no contexto familiar é um tema ainda pouco investigado na literatura científica. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura científica a fim de compreender quais as repercussões da revelação da orientação sexual nas relações familiares de jovens adultos homossexuais. A partir das bases LILACS, MEDLINE, PePSIC, PsycINFO e SciELO (janeiro/2006-maio/2016), foram recuperados 38 artigos. Predominam estudos qualitativos com pessoas homossexuais, tanto com gays quanto com lésbicas, e outros que ressaltam o papel da família diante do coming out, o que permite conhecer e identificar questões ligadas ao processo de revelação ou ocultação da homossexualidade. Estudos também avaliam a participação e os sentimentos que acarretam a revelação nas famílias, sendo observado contextos em que os conflitos prevaleceram e outros nos quais houve acolhimento por parte dos entes. Também foram observados casos em que jovens buscaram a rede social como uma referência de apoio no processo de coming out. Nota-se a necessidade de novos estudos acerca da temática, ampliando a visibilidade desse processo.

Palavras-chave : comportamento sexual; família; homossexuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License