SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Revealing one's homosexuality to the family: an integrative review of the scientific literatureInstruments for the evaluation of alcohol use in indigenous communities - a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GABARDO-MARTINS, Larissa Maria David  and  FERREIRA, Maria Cristina. Propriedades psicométricas do inventário de funcionamento psicológico positivo: versões breve e abrangente. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1557-1571. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-15Pt.

O bem-estar é u m dos construtos mais estudados no âmbito da Psicologia Positiva. Um indicador recente do referido construto é o funcionamento psicológico positivo, que se relaciona a um estado positivo de funcionamento mental, físico e social. O objetivo do estudo foi reunir evidências de validade das versões abrangente e breve do Inventário de Funcionamento Psicológico Positivo, em amostras brasileiras. O estudo contou com 801 participantes, de ambos os sexos, com idades variando entre 16 e 76 anos, que responderam à versão brasileira das escalas e a outros instrumentos. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram que a versão abrangente ficou composta por 54 itens, distribuídos igualmente em 18 fatores de primeira ordem, sendo que a versão breve ficou composta por 10 itens distribuídos em um único fator. Na validação convergente, os fatores positivos da versão abrangente e da versão breve correlacionaram-se positivamente com a satisfação com a vida, o otimismo, as avaliações autorreferentes e o florescimento, enquanto os fatores negativos da versão abrangente correlacionaram-se negativamente com esses construtos. De acordo com os resultados, recomenda-se o uso das escalas em investigações futuras sobre o funcionamento psicológico positivo.

Keywords : Bem-estar; funcionamento psicológico positivo; validação de instrumentos; Psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License