SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Propriedades psicométricas do inventário de funcionamento psicológico positivo: versões breve e abrangenteGrupos comunitários juvenis: promoção da saúde mental e desenvolvimento de capacidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Ronaldo Santhiago Bonfim de; OLIVEIRA, Júlia Costa de; ARAUJO, Vânia Eloisa de  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Instrumentos para a avaliação do uso de álcool em comunidades indígenas - revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1589-1603. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-16En.

A mensuração do consumo de álcool nas populações indígenas tem sido importante para entender suas razões e pensamentos sobre o uso de álcool, bem como as perdas resultantes. Este estudo teve como objetivo verificar instrumentos de coleta de dados utilizados na avaliação do consumo de álcool em populações indígenas nacional e internacionalmente. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de estudos que avaliaram o uso de álcool em populações indígenas, nas bases de dados Medline (Pubmed), biblioteca Cochrane, PsycINFO, Lilacs, incluindo literatura cinza e busca manual. Foram identificadas 716 publicações selecionadas e, após uma avaliação escalonada, a análise final incluiu 30 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Vinte instrumentos diferentes foram utilizados nos estudos para avaliar o consumo de álcool em povos indígenas, como questionários criados a partir das especificidades desses grupos e instrumentos comumente utilizados em populações não indígenas, sendo alguns preconizados pela Organização Mundial de Saúde. Ao permitir um maior conhecimento sobre os instrumentos validados para entender o consumo de bebidas alcoólicas nessas populações, este estudo contribui para a pesquisa sobre os processos de alcoolização indígena, permitindo progresso no desenvolvimento de intervenções. Fornece, ademais, uma importante discussão na área de avaliação psicológica e uso de instrumentos em diferentes contextos culturais.

Palavras-chave : Alcoolismo; população indígena; detecção de abuso de substância; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License