SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Instrumentos para a avaliação do uso de álcool em comunidades indígenas - revisão sistemáticaImpacto das tecnologias de informação e comunicação na técnica psicoterápica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

QUINTERO-JURADO, Jéssica  e  OSSA-HENAO, Yomar. Grupos comunitários juvenis: promoção da saúde mental e desenvolvimento de capacidades. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1605-1618. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-17En.

Em contextos de alta vulnerabilidade socioeconómica e risco psicossocial, reconhece-se as comunidades como agentes ativos, que geram estratégias para responder às suas problemáticas e necessidades em saúde mental. O presente estudo tevo como objetivo compreender as funções dos grupos juvenis comunitários na prevenção e promoção em saúde mental. Adotou-se o método hermenêutico. Participaram 6 grupos juvenis de carácteres desportivo, cultural, artístico, e religioso. Realizaram-se grupos focais com os integrantes e entrevistas semiestruturadas com os líderes. Constatou-se que os grupos apresentam-se como estratégias de prevenção frente ao contexto de risco, e de promoção da saúde mental a partir do desenvolvimento de aptidões. Estas aptidões estão relacionados com o uso do tempo livre, a recreação e o ócio, o estabelecimento de vínculos afetivos, a reflexão moral, a formação de talentos, o fortalecimento do carácter e a projeção para o futuro. Concluiu-se que investir no fortalecimento das estratégias comunitárias consolida bases para o desenvolvimento dos jovens, oferecendo alternativas de escolha que lhes permitam construir vidas significativas para si, desenvolver capacidades e ter a liberdade de ser arquitetos de sua história.

Palavras-chave : Saúde mental; promoção da saúde; comunidade; jovens; desenvolvimento humano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License