SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Agrupaciones comunitarias juveniles: promoción de la salud mental y desarrollo de capacidadesTransición entre el acogimiento y la vida adulta: una revisión sistemática sobre programas de intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FEIJO, Luan Paris; SILVA, Nathália Bohn  y  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Impacto das tecnologias de informação e comunicação na técnica psicoterápica psicanalítica. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1633-1647. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-18En.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm ingressado em diversos contextos, entre eles, os consultórios que oferecem serviço psicoterápico presencial. Nessa perspectiva, o uso desses recursos impacta em conceitos técnicos da psicoterapia psicanalítica. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de compreender como os psicoterapeutas de abordagem psicodinâmica percebem os impactos na técnica psicoterápica psicanalítica presencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 11 psicólogos que tinham especialização em psicoterapia de orientação psicanalítica. Eles responderam à entrevista semiestruturada e a uma ficha de dados sociodemográficos. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados evidenciaram impactos relacionados à aliança terapêutica, à neutralidade, ao setting psicoterápico e à transferência, indicando que a utilização pode proporcionar diferentes compreensões da relação terapêutica e da dinâmica de funcionamento psíquico do paciente. O estudo contribuiu para auxiliar os profissionais no manejo das TICs em psicoterapia e para fomentar a reflexão sobre a melhor forma de conjugar a tecnologia com a prática clínica presencial. Torna-se importante investigar as vivências dos psicoterapeutas e a sua formação acadêmica para ampliação das discussões sobre a temática.

Palabras clave : Psicologia Clínica; Psicoterapia Psicodinâmica; mídias sociais e redes sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License