SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Impact of information and communication technologies on the psychoanalytic psychotherapeutic technique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CASSARINO-PEREZ, Luciana; CORDOVA, Vitória Ermel; MONTSERRAT, Carme  and  SARRIERA, Jorge Castellà. Transição entre o acolhimento e a vida adulta: uma revisão sistemática sobre intervenções. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1665-1681. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-19Pt.

O objetivo deste artigo foi mapear a produção científica dos últimos dez anos no que se refere a programas de intervenção para favorecer o processo de emancipação de adolescentes que deixam o sistema de proteção por motivo de maioridade. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram selecionados 20 artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, PsycINFO, Pro Quest Psychology Journals e Web of Science. Prevaleceram os estudos norte-americanos, de delineamen to quantitativo tanto longitudinal quanto transversal. Os estudos avaliaram os programas de intervenção através de análises do processo (15), efeito (15) e impacto (2). Os programas variaram em formato (moradia, pontuais e contínuos); conteúdo oferecido (habilidades para a vida independente, educação, trabalho) e método utilizado (participativo ou passivo). Além de analisar as fortalezas e fraquezas de cada programa, o artigo discute a importância dos processos avaliativos para a prática e avanço científico. Conclui-se que para favorecer o processo de transição os programas devem ter duração continuada; aliar treinamento em habilidades para a vida independente com acompanhamento sócio emocional e inserção comunitária; respeitar as diferenças individuais dos participantes e considerá-los como agentes ativos na tomada de decisões.

Keywords : Acolhimento institucional; acolhimento familiar; adolescentes; intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License