SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Impacto de las tecnologías de información y comunicación en la técnica psicoterápica psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CASSARINO-PEREZ, Luciana; CORDOVA, Vitória Ermel; MONTSERRAT, Carme  y  SARRIERA, Jorge Castellà. Transição entre o acolhimento e a vida adulta: uma revisão sistemática sobre intervenções. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp. 1665-1681. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.3-19Pt.

O objetivo deste artigo foi mapear a produção científica dos últimos dez anos no que se refere a programas de intervenção para favorecer o processo de emancipação de adolescentes que deixam o sistema de proteção por motivo de maioridade. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram selecionados 20 artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, PsycINFO, Pro Quest Psychology Journals e Web of Science. Prevaleceram os estudos norte-americanos, de delineamen to quantitativo tanto longitudinal quanto transversal. Os estudos avaliaram os programas de intervenção através de análises do processo (15), efeito (15) e impacto (2). Os programas variaram em formato (moradia, pontuais e contínuos); conteúdo oferecido (habilidades para a vida independente, educação, trabalho) e método utilizado (participativo ou passivo). Além de analisar as fortalezas e fraquezas de cada programa, o artigo discute a importância dos processos avaliativos para a prática e avanço científico. Conclui-se que para favorecer o processo de transição os programas devem ter duração continuada; aliar treinamento em habilidades para a vida independente com acompanhamento sócio emocional e inserção comunitária; respeitar as diferenças individuais dos participantes e considerá-los como agentes ativos na tomada de decisões.

Palabras clave : Acolhimento institucional; acolhimento familiar; adolescentes; intervenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License