SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Contato "pele a pele" na prevenção de dor em bebês prematuros: revisão sistemática da literaturaO Estudo das falsas memórias: reflexão histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Ana Tercila Campos  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Resiliência comunitária: um estudo de revisão integrativa da literatura. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1731-1745. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-02Pt.

Realizou-se uma revisão integrativa da literatura (nacional e internacional) sobre o tema da resiliência comunitária (RC), no período de 2009 a 2015. Especificamente, buscou-se descrever os conceitos de RC trabalhados nos artigos, as principais adversidades citadas e os fatores relacionados à RC. A busca foi feita no SciELO e no Portal de Periódicos Capes e, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, identificaram-se 34 artigos. Predominaram os artigos na língua inglesa, sobretudo norte-americanos, publicados em 2013, de método qualitativo e baseado em entrevistas. Sobre o conceito de RC, verificou-se que esta pode ser vista como um atributo (capacidade, habilidade) e enquanto processo. As principais adversidades estudadas são os desastres (furacões, terremotos, enchentes, ataques terroristas e conflitos armados). E três fatores estão relacionados à RC: capital social, laços culturais e a infraestrutura que apoia o desenvolvimento dos membros da comunidade. Por fim, sublinha-se o grande potencial de contribuição teórica e prática desse conceito para a superação de adversidades comuns ao contexto comunitário brasileiro.

Palavras-chave : Resiliência comunitária; comunidade; capital social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License