SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Vínculo amoroso homoafetivo y el psicoanálisis: un estudio cualitativoUn estudio de codificación de la prueba de Wartegg y sus relaciones con el Rorschach (R-PAS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; PIRES, Pedro P.  y  FIORAVANTI, Ana Carolina Monnerat. Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): propriedades psicométricas. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1819-1832. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-05Pt.

Crenças parentais sobre competências emocionais das crianças representam o que pais pensam e acreditam a respeito de como a criança se desenvolve em termos de habilidades ligadas a emoções e de quais capacidades principais nesse domínio deve desenvolver. A competência emocional é um componente crítico e impactante para o desenvolvimento pleno e saudável. O objetivo desse estudo foi o de apresentar, brevemente, as etapas de construção da escala COMPE e verificar os parâmetros psicométricos preliminares como dimensionalidade e confiabilidade dos itens. Para atingir a forma final da escala, foram adotados procedimentos de Validade de Conteúdo para a constituição da versão inicial e de Teoria de Resposta ao Item para a análise das propriedades psicométricas dos itens. Como resultado, o presente artigo apresenta uma escala com um total de 30 itens capazes de compor uma medida para as crenças parentais mencionadas, com três facetas teóricas indicativas de competências emocionais ligadas a: (a) expressão emocional, (b) compreensão emocional e (c) regulação emocional, que são agregadas sob um escore único. Com base nas propriedades psicométricas verificadas, considera-se que a COMPE passa a ser uma opção de instrumento a ser utilizado com população brasileira em pesquisas envolvendo crenças parentais e emoções.

Palabras clave : Desenvolvimento emocional; crenças (não religiosas); escalas; COMPE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License