SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Escala Creencias de los Padres sobre la Competencia Emocional en los Niños (COMPE): propiedades psicométricasEvidencias de validez del inventario de organización de la personalidad - Brasil (IPO-Br): relación con el modelo de los cinco grandes factores de la personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PESSOTTO, Fernando  y  PRIMI, Ricardo. Estudo de sistemas de codificação do teste de Wartegg e suas relações com o Rorschach (R-PAS). Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1847-1860. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-06Pt.

O Teste de Wartegg é composto por 8 quadros contendo pequenos estímulos gráficos, tendo o sujeito que realizar um desenho a partir deles. Mesmo tendo quase 80 anos de existência, ainda apresenta inconsistências no que diz respeito às evidências de validade e consequente, uso para tomada de decisão. A presente pesquisa teve como objetivo propor um novo modo de codificação e interpretação para a técnica e foi dividida em dois estudos. No primeiro verificou-se cinco diferentes sistemas a fim de verificar potenciais variáveis com maior poder discriminativo. No segundo, seis juízes verificaram quais variáveis do Rorschach poderiam ser utilizadas de forma similar no Teste de Wartegg. Por fim o novo sistema proposto apresenta 13 grupos de critérios para classificação, à saber, orientação, localização, tamanho, conteúdo, qualidade dos objetos, qualidade formal, resposta popular, características particulares, códigos especiais, pressão do traço, tipo do traço, repetição, análise de sequência e título.

Palabras clave : Avaliação psicológica; técnicas de autoexpressão; técnicas gráficas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License