SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Escala Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças (COMPE): propriedades psicométricasEvidências de validade do inventário de organização da personalidade - Brasil (IPO-Br): relação com o modelo dos cinco grandes fatores da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PESSOTTO, Fernando  e  PRIMI, Ricardo. Estudo de sistemas de codificação do teste de Wartegg e suas relações com o Rorschach (R-PAS). Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1847-1860. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-06Pt.

O Teste de Wartegg é composto por 8 quadros contendo pequenos estímulos gráficos, tendo o sujeito que realizar um desenho a partir deles. Mesmo tendo quase 80 anos de existência, ainda apresenta inconsistências no que diz respeito às evidências de validade e consequente, uso para tomada de decisão. A presente pesquisa teve como objetivo propor um novo modo de codificação e interpretação para a técnica e foi dividida em dois estudos. No primeiro verificou-se cinco diferentes sistemas a fim de verificar potenciais variáveis com maior poder discriminativo. No segundo, seis juízes verificaram quais variáveis do Rorschach poderiam ser utilizadas de forma similar no Teste de Wartegg. Por fim o novo sistema proposto apresenta 13 grupos de critérios para classificação, à saber, orientação, localização, tamanho, conteúdo, qualidade dos objetos, qualidade formal, resposta popular, características particulares, códigos especiais, pressão do traço, tipo do traço, repetição, análise de sequência e título.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; técnicas de autoexpressão; técnicas gráficas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License