SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Evidências de validade do inventário de organização da personalidade - Brasil (IPO-Br): relação com o modelo dos cinco grandes fatores da personalidadeRelação entre desempenho neurocognitivo e composição corporal de homens e mulheres expostos a solventes orgânicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FRANSEN, Natalia Lemos et al. Acurácia do desempenho funcional em idosos saudáveis, com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1907-1919. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-08Pt.

Estabelecer o continuum de declínio cognitivo e funcional no envelhecimento normal para o patológico é desafiador. Nesta transição está o Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), definido por prejuízo sutil na cognição e funcionalidade. Quando o prejuízo funcional aumenta preenche critérios para demência. Assim, determinar a acurácia diagnóstica da avaliação funcional é imprescindível. Com isso o objetivo foi comparar o desempenho funcional através da avaliação direta versus indireta e avaliar a acurácia do desempenho destas avaliações entre controles, pacientes com CCL e com doença de Alzheimer (DA). Participaram 90 indivíduos (n=27 controles, n=35 pacientes com CCL e n=28 com DA). Foram utilizadas a Activities of Daily Living Questionnaire (ADL-Q) e a Direct Assessment of Functional Status (DAFS-R). Foram realizadas MANCOVA para comparar o desempenho funcional direto entre os participantes e curvas ROC para verificar a acurácia diagnóstica das escalas entre os grupos. O desempenho da avaliação direta demonstrou diferenciar controles de CCL e CCL de DA. Ambas as escalas mostraram diferenciar CCL e DA, e a DAFS-R controles de CCL. Assim, a DAFS-R evidenciou melhor acurácia do desempenho funcional nestes grupos.

Palavras-chave : Desempenho funcional; envelhecimento; Comprometimento Cognitivo Leve; doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License