SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Acurácia do desempenho funcional em idosos saudáveis, com comprometimento cognitivo leve e doença de AlzheimerPor que os adolescentes buscam fazer orientação profissional? Um estudo preditivo com estudantes brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Ana Raquel; CARVALHO, Thayro Andrade  e  SANTOS, Natanael Antonio dos. Relação entre desempenho neurocognitivo e composição corporal de homens e mulheres expostos a solventes orgânicos. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1935-1951. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-09Pt.

Investigou-se o efeito dos solventes orgânicos sobre o desempenho neurocognitivo de homens e mulheres com e sem exposição crônica a solventes orgânicos, e verificou correlações entre o desempenho neurocognitivo e índices de composição corporal. Participaram 14 homens e 14 mulheres expostos e 14 homens e 14 mulheres não expostos. Utilizou-se o Trail Making Test (TMT) A e B, Figura Complexa de Rey (FCR), Cópia e Memória, questionário sociodemográfico e avaliação de bioimpedância. A comparação entre mulheres expostas e não expostas mostrou diferença significativa em todos os testes. A comparação entre os homens expostos e não expostos mostrou diferença significativa no TMT-A, FCR-Cópia, FCR-Memória. Contudo, na comparação entre homens e mulheres expostos os resultados não mostraram diferenças significantes. Já na correlação entre o desempenho neurocognitivo com índices de composição corpórea, as mulheres expostas apresentaram correlação significante entre FCR-Cópia com água corporal, peso, massa gorda, massa magra corporal. Os homens expostos apresentaram correlação significante entre o TMT-B com a Relação Cintura-Quadril e gordura visceral. No geral, os solventes orgânicos podem afetar o desempenho neurocognitivo e os efeitos da exposição crônica dependem da precisão do teste neurocognitivo e do índice de composição corpórea.

Palavras-chave : Atenção; memória; funções executivas; solventes orgânicos; composição corporal; sexos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License