SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Relación entre desempeño neurocognitivo y composición corporal de hombres y mujeres expuestos a solventes orgánicosEvaluación del programa joven aprendiz a partir de un estudio casi-experimental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; MARTINS, Gustavo Henrique  y  HERNANDEZ, Débora Noemí. Por que os adolescentes buscam fazer orientação profissional? Um estudo preditivo com estudantes brasileiros. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1971-1984. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-10Pt.

Orientadores profissionais que atuam na prática rotineiramente identificam motivos que fazem seus clientes serem mais indecisos ou propensos a buscarem seus serviços, contudo ainda com pouco amparo científico. Sendo assim, o objetivo deste artigo foi verificar o quanto variáveis como personalidade, adaptabilidade de carreira, autoeficácia e exploração vocacional explicam a indecisão vocacional e a intenção de busca por orientação profissional. Participaram deste estudo 237 estudantes dos três anos do ensino médio de uma escola pública, sendo a maior parte do sexo feminino. Foram realizadas duas Análises de Regressão Linear Múltipla, com método forward, sendo usadas como variáveis desfecho a Indecisão e a busca por Orientação Profissional. Os resultados indicaram que os casos foram preditos positivamente por Neuroticismo e Exploração de Si; a Exploração do Ambiente predisse negativamente a Indecisão; a Autoavaliação predisse negativamente a busca por orientação profissional. Conclui-se que os adolescentes buscam orientação profissional por se sentirem vulneráveis emocionalmente, por estarem buscando se conhecer, ou por não acreditarem no seu autoconhecimento profissional.

Palabras clave : Orientação vocacional; estudantes de ensino médio; avaliação psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License