SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Por que los adolescents buscan orientación prefesional? Un estudio predictivo com estudiantes brasileñosLa experiencia materna del proceso de separación-individualización en bebés que asisten a lo jardin infantil o No índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

VILLAR, Maria da Conceição Oliveira  y  MOURAO, Luciana. Avaliação do programa jovem aprendiz a partir de um estudo quase-experimental. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 1999-2014. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-11Pt.

No Brasil a mão de obra juvenil apresenta uma relação exploratória e sem foco na qualidade da formação profissional. Esta pesquisa objetivou avaliar a contribuição do Programa Jovem Aprendiz na vida de adolescentes de 15 a 18 anos, em termos de desenvolvimento profissional, empregabilidade e autoeficácia. Foi realizado um estudo quase-experimental, com dois momentos de coleta de dados - no início da formação e seis meses depois. Foram pesquisados 250 adolescentes participantes do programa (grupo experimental) e 259 não participantes (grupo controle). As escalas de desenvolvimento profissional, empregabilidade e autoeficácia apresentavam evidências de validade psicométrica. Para comparar os grupos de pesquisa, utilizou-se a ANOVA mista 2 (grupo) X 2 (tempo) com medidas repetidas (intra-sujeitos). Os resultados indicaram que o programa favorece o desenvolvimento profissional, a empregabilidade e a autoeficácia. São apresentadas sugestões para melhoria do Programa Jovem Aprendiz e reflexões para as políticas públicas voltadas para a formação profissional e para o Ensino Médio.

Palabras clave : Jovem aprendiz; formação profissional; desenvolvimento profissional; empregabilidade; autoeficácia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License