SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Evaluation of the young apprentice program through a quasi-experimental studyNationalism, patriotism, and essentialism in the construction of brazilian national identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BOSSI, Tatiele Jacques  and  PICCININI, Cesar Augusto. A Vivência materna do processo de separação-individuação de bebês que frequentavam ou não a creche. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2031-2046. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-12Pt.

Este estudo investigou a vivência materna do processo de separação-individuação mãe-bebê no primeiro ano de vida. Em particular, buscou investigar, a partir do relato materno, as particularidades desse processo quando o bebê frequenta ou não a creche. Foi realizado um estudo de caso múltiplo envolvendo seis mães e seus bebês, entre os quais três frequentavam a creche e três não frequentavam. As mães foram entrevistadas no 6º e 12º mês de vida dos bebês. A análise de conteúdo qualitativa dos relatos maternos revelou que os bebês vivenciavam o processo de separação-individuação conforme preconizado por Mahler, Pine e Bergman (1975/1977), independentemente de frequentarem ou não a creche. Contudo, a análise apontou diferenças nos relatos das mães quanto aos seus sentimentos relacionados a se separar dos filhos, sendo que revelaram mais sofrimento entre aquelas cujos bebês não frequentavam a creche. Os resultados sugerem que o processo de separação-individuação mãe-bebê se constituiu em um fenômeno intrapsíquico importante, tanto para o bebê como para a mãe, e foi ocorrendo como o esperado, entre os casos investigados, independentemente do bebê frequentar ou não a creche.

Keywords : Creche; processo de separação-individuação; desenvolvimento emocional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License