SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Maternal experience of the separation-individuation process in infants who attended or did not attend daycareVariables associated with gestational anxiety in primigravidas and multigravidas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LEITE, Eldo Lima et al. Nacionalismo, patriotismo e essencialismo na construção da identidade nacional brasileira. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2063-2075. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-13Pt.

Este trabalho objetivou testar a hipótese de que o nacionalismo e o patriotismo são elementos definidores do grau de identificação com a nação brasileira e que o essencialismo tem um papel mediador na relação entre o patriotismo, o nacionalismo e a identidade nacional. Participaram deste estudo 229 estudantes universitários com idades média de 20 anos, DP = 3,6; sendo 28,8% do sexo masculino e 71,2% do sexo feminino. Os resultados demonstram que a identidade nacional brasileira é um construto multifacetado e que pode ser explicada a partir de fatores como patriotismo, nacionalismo e essencialismo. Referente ao papel destas variáveis no modelo, corroboramos nossa hipótese de que o essencialismo funciona como uma variável mediadora da relação entre patriotismo, nacionalismo e identidade nacional. Apesar do essencialismo explicar a identidade nacional, o seu papel não é constitutivo, mas processual. Seria o pensamento essencialista quem explicaria a parcela da identidade nacional percebida em termos de atributos homogêneos. Neste sentido, ele funciona como um viés cognitivo através do qual os indivíduos percebem e organizam, em termos categóricos, o seu grupo nacional. Estes resultados nos ajudam a entender o papel que o nacionalismo, o patriotismo e o essencialismo têm na construção da identidade nacional brasileira.

Keywords : Identidade nacional; Patriotismo; Nacionalismo; Essencialismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License