SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4A Vivência materna do processo de separação-individuação de bebês que frequentavam ou não a crecheVariáveis associadas à ansiedade gestacional em primigestas e multigestas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEITE, Eldo Lima et al. Nacionalismo, patriotismo e essencialismo na construção da identidade nacional brasileira. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2063-2075. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-13Pt.

Este trabalho objetivou testar a hipótese de que o nacionalismo e o patriotismo são elementos definidores do grau de identificação com a nação brasileira e que o essencialismo tem um papel mediador na relação entre o patriotismo, o nacionalismo e a identidade nacional. Participaram deste estudo 229 estudantes universitários com idades média de 20 anos, DP = 3,6; sendo 28,8% do sexo masculino e 71,2% do sexo feminino. Os resultados demonstram que a identidade nacional brasileira é um construto multifacetado e que pode ser explicada a partir de fatores como patriotismo, nacionalismo e essencialismo. Referente ao papel destas variáveis no modelo, corroboramos nossa hipótese de que o essencialismo funciona como uma variável mediadora da relação entre patriotismo, nacionalismo e identidade nacional. Apesar do essencialismo explicar a identidade nacional, o seu papel não é constitutivo, mas processual. Seria o pensamento essencialista quem explicaria a parcela da identidade nacional percebida em termos de atributos homogêneos. Neste sentido, ele funciona como um viés cognitivo através do qual os indivíduos percebem e organizam, em termos categóricos, o seu grupo nacional. Estes resultados nos ajudam a entender o papel que o nacionalismo, o patriotismo e o essencialismo têm na construção da identidade nacional brasileira.

Palavras-chave : Identidade nacional; Patriotismo; Nacionalismo; Essencialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License