SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Nível socioeconômico e autopercepção como parceiro romântico no ambiente universitárioEstudos de validade do questionário online de empatia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUTO, Teresa Soares et al. Perceção da saúde: validação de uma escala para a população portuguesa. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2167-2183. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-17Pt.

A validade do construto perceção da saúde tem aumentado ao longo do tempo; as pessoas avaliam melhor a sua saúde devido a um acréscimo da escolaridade. Diferentes instrumentos têm sido desenvolvidos para avaliar esta dimensão da saúde. Este estudo tem como objetivo a validação para a população adulta portuguesa do Health Perception Questionnaire, dada a inexistência no contexto português de instrumento validado que avalie a perceção da saúde. É um instrumento de autoresposta que avalia a perceção da saúde em três momentos - passado, presente e futuro, a resistência e atitudes em relação à doença. Participaram 1,139 sujeitos da população geral, com idades entre os 18 e os 79 anos e maioritariamente mulheres. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, tendo sido encontrado um modelo de 2.ª ordem, onde a perceção da saúde se define em torno de dois fatores - saúde atual (sete itens) e saúde anterior (dois itens). A vivência de doença grave ou significativa, assim como o bem-estar e a saúde, assumem-se como elementos chave na construção individual da perceção de saúde anterior e atual respectivamente.

Palavras-chave : Psicologia; saúde; medicina do comportamento; estudos de validação; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License